Piotr Trzesniak
Revistas científicas: qualidade de mercado

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Qual é a teoria?
       1. É a qualidade que o consumidor atribui ao produto, exista ela ou não (todo programa da Globo é bom, todo produto Brastemp é uma... brastemp).
       2. Note-se que não basta o consumidor dizer que o produto é bom, é preciso que ele o adquira e leve outros a fazê-lo .
       3. O que acontecia de fato na alcova de Hilda Furacão?
       4. Wanderley Luxemburgo. Luiz Felipe Scolari, Telê Santana, Oswaldo de Oliveira....Quem trabalha melhor o mercado?
       5. É uma dimensão encarada diferentemente no discurso e na ação de muitos pesquisadores:
    
    
Revistas são importantes e devem
receber apoio dos órgãos de fomento...

mas...
  • não publico nelas,
  • não "leio elas",
  • não as recomendo à biblioteca
  • e, quando avalio pesquisadores, projetos ou instituições, os artigos nelas publicados valem menos.

Como é a prática?
1. Uma tentativa (satisfatória?) é a contagem de acessos e citações, muito facilitada pelas bases de dados eletrônicas.
2. Internacionalmente, é muito empregado o Journal Citation Reports (JCR) do Institute of Scientific Information (ISI).
3. A SciELO tem estatísticas online de acesso e citações dos periódicos que inclui.

Emprega-se?
1. Algumas áreas do Qualis/Capes baseiam sua classificação no JCR.